Remover "Criado com Wordpress"

Remover “Criado com WordPress”

10 de Fevereiro de 2018

Os temas que vêm por defeito com o WordPress trazem de raiz uma atribuição no rodapé que diz “Criado com WordPress”. Neste artigo explico de que forma podes remover essa informação de forma simples.

Porque razão esta mensagem é colocada

A razão ao certo porque colocam esta informação sem possibilidade de retirar é desconhecida, mas parece-me que tem que ver com o facto de, ao disponibilizarem um tema de forma gratuita, aproveitarem para utilizar esse espaço para divulgar o WordPress, um CMS que, como certamente saberás, é completamente gratuito.

A maior parte dos temas Premium também trás por defeito uma mensagem do género dando crédito ao programador que fez o tema, no entanto e regra geral, nesse caso o tema tem uma opção para desativar essa informação.

Se colocassem a possibilidade de desativar essa mensagem de forma muito simples, a maior parte do utilizadores optaria por retirá-la e nesse caso o objetivo de passar a palavra desaparecia.

Como remover o “Criado com WordPress”

É muito fácil retirar essa informação mas para isso terás de editar um dos ficheiros do tema, mas nada de muito complexo, não te preocupes.

Na área de administração seleciona apresentação e depois editor.

Após selecionares esta opção terás a possibilidade de editar todos os ficheiros do tema. Tem muito cuidado.

No lado direito da página aparecem os ficheiros e no meio aparece o conteúdo do ficheiro que estiver selecionado do lado direito.

Deverás selecionar o ficheiro que corresponde ao rodapé do tema (footer.php) e depois apagar as linhas que coloco em baixo.

Dica: pesquisa pelas palavras “powered by” para encontrares mais facilmente estas frases. No teu browser podes entrar em modo de pesquisa selecionando CTRL+F.

Após apagares as linhas terás que guardar as alterações através do botão que aparece no fundo da página.

Esta não é a forma ideal de atualizar ficheiros no WordPress porque numa próxima atualização, e os temas WordPress são atualizados com alguma frequência, terás que fazer este procedimento novamente. O ideal é utilizar um tema filho (Child Theme) para colocares estas alterações mas isso fica para outro artigo.

Conclusão

Espero que este artigo tenha sido fácil de seguir e que a partir deste momento já tenhas o teu site sem a indicação “Criado com WordPress”.

Se tiveres alguma dificuldades deixa um comentário em baixo e eu tento ajudar no que puder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *